Faça um planejamento financeiro para todo o ano de 2024.
Um planejamento anual sólido é fundamental para que a sua empresa cresça de forma sustentável. Deixando o devido espaço para ajustes, tente definir todas as metas para 2024 e avalie as melhores estratégias para alcançá-las.
Isso deve incluir não apenas os objetivos financeiros, mas também de vendas, marketing e operacionais. Tenha sempre em mente que possuir um plano bem estruturado ajuda a manter o foco e eleva consideravelmente as chances de sucesso. Além, de ser capaz de estimar o fluxo de caixa futuro, realizar projeções de vendas e lucratividade, mapear pontos de equilíbrio de investimentos e identificar quais são os principais indicadores-chave para a saúde e o sucesso do negócio.
Qual a importância do planejamento financeiro?
- Redução de riscos;
- Maior eficiência nos investimentos;
- Identificação de setores-chave da empresa;
- Previsão de receitas e lucratividade;
- Maior competitividade no mercado;
- Prevenção e segurança financeira contra imprevistos.
Etapas para fazer um planejamento
- Identificar e traçar a situação financeira atual: a primeira etapa para um bom planejamento é avaliar a atual situação financeira da empresa, dados e informações, por meio de análises e indicadores.
- Estabelecer os objetivos e metas da organização: o segundo passo para elaborar um plano financeiro é definir metas, objetivos e o caminho para chegar ao destino almejado, com base na situação atual e nos marcos que se deseja alcançar.
- Definir estratégias e ações: com base nos objetivos delimitados, é preciso definir as formas de atingi-los. Nesta etapa, é hora de estabelecer estratégias para alcançar determinado patamar de lucratividade ou faturamento, por exemplo.
- Acompanhar os indicadores: para concluir o planejamento financeiro empresarial, é indispensável o acompanhamento dos registros de finanças e a análise dos dados para identificar e resolver possíveis problemas e prejuízos presentes no método utilizado pela empresa.
Dicas para elaborar um bom plano
- Fazer avaliações da situação da empresa periodicamente;
- Acompanhar variações sazonais nas entradas do caixa;
- Fazer a previsão do orçamento;
- Trabalhar com a possibilidade de ocorrerem múltiplos cenários;
- Investir em tecnologia;
- Compreender os custos.
» Custo fixo: contas que são pagas em um período definido. Sua variação de valor não tem relação com as vendas da empresa, como salários, telefone e internet.
» Custo variável: são os que alteram o valor com base na atividade da empresa, como impostos e taxas de cartão de crédito ou débito e matérias-primas.
Além do financeiro, a importância das metas
Definir metas corporativas ajuda a estabelecer prioridades e a organizar melhor o fluxo de trabalho. Veja a seguir como construir metas para seu micro ou pequeno negócio para alcançar os objetivos financeiros.
- Faça um diagnóstico da sua empresa;
- Mantenha o pé no chão e seja realista;
- Envolva os colaboradores no processo de definição das metas empresariais.
Dica importante
O hábito de ter um planejamento financeiro, em um ambiente de constantes incertezas, ajudará a minimizar ou a eliminar os problemas mais recorrentes que ameaçam a continuidade do seu negócio.
Precisa de uma contabilidade que realmente se importe com o seu negócio? Entre em contato conosco e saiba mais!