Contratar funcionários ideais para a nossa empresa não é a missão mais fácil do mundo, na verdade é uma tarefa desafiadora.
Sabendo disso, vamos listar aqui alguns pontos para serem levados em conta antes de iniciar um processo seletivo.
Vamos lá!
Afinal, como acertar na contratação de pessoas?
Vamos começar falando sobre o processo de contratação. Para realizar contratações assertivas, é essencial seguir algumas etapas fundamentais:
- Planeje bem o processo seletivo: é importante, antes de iniciar o início do processo seletivo, ter uma compreensão clara das habilidades, competências e experiencias necessárias que aquela determinada função exige. Isso ajudará a atrair candidatos adequados à vaga, o que evitará desperdício de tempo com candidatos que estão fora dos requisitos pedidos.
- Anuncie a vaga nos lugares certos: isso inclui postar em sites de emprego, redes sociais profissionais, grupos de discussão e até mesmo realizar parcerias com instituições de ensino, tudo isso visando atrair candidatos qualificados para a vaga em questão.
- Faça uma boa triagem de currículos: é essencial aqui nesse ponto, realizar uma triagem criteriosa para identificar os mais alinhados ao perfil da vaga. Isso pode ser feito através de análise manual de currículos ou com o auxílio de softwares de gerenciamento de candidatos.
- Realize entrevistas que avalie a competência dos candidatos: é importante preparar um roteiro de perguntar relevantes e estruturadas, permitindo que você obtenha informações importantes sobre as experiencias passadas e o alinhamento com os valores da empresa, pois esse é o momento também de avaliar as competências comportamentais dos candidatos.
- Conforme a necessidade da vaga, aplique testes: os testes fornecem uma avaliação objetiva das habilidades, conhecimentos e competências dos candidatos, permitindo uma analise mais precisa e embasada na tomada de decisão. Os testes são ferramentas poderosas para selecionar os melhores talentos do mercado.
- Valorize indicações internas: essa cultura interna de indicações é uma maneira autentica de alcançar novos clientes, pois é baseada na confiança e no reconhecimento da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
- Organize um bom onboarding: após a admissão do profissional, é preciso inseri-lo na rotina da empresa e fazer com que ele se sinta integrado a ela. O onboarding é importante, por oferecer diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. Se trata de um processo de integração de novos membros em uma empresa. Desse modo o novo colaborador fica familiarizado com a missão e os valores da empresa de forma mais eficiente.
Nunca pare de melhorar o processo de contratação
Estas foram algumas dicas que você pode ter em mente ao recrutar em uma próxima vez, entretanto fica a observação que você deve sempre manter o processo de contratação aberto a mudanças e melhorias.
A avaliação constante do processo de contratação o ajudará a se manter atualizado e, portanto, listará o melhor candidato para o cargo em menos tempo.
Conclusão
Contratar assertivamente é um processo estratégico que demanda tempo, planejamento e atenção aos detalhes. Compreender o que é contratação assertiva, seguir as etapas necessárias, conhecer as obrigações contratuais, realizar entrevistas de qualidade e aproveitar as vantagens da tecnologia são passos fundamentais para garantir uma contratação bem-sucedida.
Caso, você ainda tenha dúvidas sobre o processo de recrutamento, conte com a Alfa para te orientar nesse processo.